domingo, 1 de maio de 2011

" MAS " . . .

A palavra "MAS" pode ser usada de forma positiva para ressaltar um conteúdo desejado:
"Meu filho, eu sei que você está triste por ter ido mal na prova, MAS nós sabemos que você é muito inteligente e que estudou bastante".

Neste caso, a criança compreenderá que suas habilidades e possibilidades são maiores que o resultado de uma única avaliação.

Agora, imagine o que a criança sentiria se a frase fosse invertida desta maneira:
"Eu sei que você é muito inteligente e estudou bastante, MAS você foi mal na prova"...

As frases que construímos com "MAS" podem ainda revelar visões distorcidas que temos do mundo e de nós mesmos.
Podem indicar relações que na verdade não existem. Por exemplo:
"Não gosto de ser ríspido, MAS meu trabalho assim exige".

Poderíamos perguntar a esta pessoa:
"Quer dizer então que se seu trabalho não exigisse, você não seria ríspido?" "Como seria então?"
"O que poderia acontecer se você não fosse ríspido em seu trabalho?"

Estas e outras perguntas auxiliam a pessoa a buscar informações que ela havia suprimido e a desfazer relações de causa e efeito que não existiam de fato.

Também objeções são expressas através do "MAS":
"Este carro é lindo, MAS custa muito caro".

Uma forma de lidar com objeções é fazer de conta, por um momento, que elas não existem:
"Então se não fosse caro, este seria o tipo de carro que o deixaria feliz?

Este tipo de pergunta faz com que o indivíduo avalie melhor seus critérios e prioridades.

Seria como se lhe perguntássemos:
"O que é mais importante para você, o dinheiro que vai gastar ou o prazer de possuir este carro?"

Palavras de: Nelly Beatriz M. P. Penteado

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