A palavra "MAS" pode ser usada de forma positiva para ressaltar um conteúdo desejado: 
"Meu filho, eu sei que você está triste por ter ido mal na prova, MAS nós sabemos que você é muito inteligente e que estudou bastante".
 Neste caso, a criança compreenderá que suas habilidades e possibilidades são maiores que o resultado de uma única avaliação. 
Agora, imagine o que a criança sentiria se a frase fosse invertida desta maneira:
 "Eu sei que você é muito inteligente e estudou bastante, MAS você foi mal na prova"...
As frases que construímos com "MAS" podem ainda revelar visões distorcidas que temos do mundo e de nós mesmos. 
Podem indicar relações que na verdade não existem. Por exemplo: 
"Não gosto de ser ríspido, MAS meu trabalho assim exige". 
Poderíamos perguntar a esta pessoa: 
"Quer dizer então que se seu trabalho não exigisse, você não seria ríspido?" "Como seria então?"
 "O que poderia acontecer se você não fosse ríspido em seu trabalho?" 
Estas e outras perguntas auxiliam a pessoa a buscar informações que ela havia suprimido e a desfazer relações de causa e efeito que não existiam de fato. 
Também objeções são expressas através do "MAS": 
"Este carro é lindo, MAS custa muito caro".
 Uma forma de lidar com objeções é fazer de conta, por um momento, que elas não existem: 
"Então se não fosse caro, este seria o tipo de carro que o deixaria feliz? 
Este tipo de pergunta faz com que o indivíduo avalie melhor seus critérios e prioridades.
 Seria como se lhe perguntássemos: 
"O que é mais importante para você, o dinheiro que vai gastar ou o prazer de possuir este carro?" 
Palavras de: Nelly Beatriz M. P. Penteado
 

 
 
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