terça-feira, 22 de março de 2011

PESSOA SISTEMÁTICA

Uma pessoa sistemática é aquela pessoa certinha em que tudo tem que ser de um "jeito certo" que ela convencionou . . . Tudo arrumadinho e organizado do jeito dela.

Geralmente essa pessoa costuma fazer coisas "robotizadas", como tudo está sempre da mesma forma, faz determinadas tarefas quase de forma automática.

Veja a série Monk que você vai entender melhor, a série é meio exagerada mas é bem por aí...

Ser sistemático é você sempre seguir um mesmo conjunto de regras e costumes e aplicá-los a todas as situações. É como se fosse um programa de computador que tem toda a sua rotina detalhada, descrita e, portanto, previsível.

O programa só muda a sua rotina quando apresenta algum defeito ou um vírus corrompe-o, o que provoca uma desordem. Tentei só exemplificar para dizer uma coisa: ser sistemático não quer dizer necessariamente q vc seja chato e nem pode ser considerado um defeito.

De repente ser sistemático te ajuda a estabelecer uma série de rotinas que são necessárias à sua sobrevivência e te definem como ser humano. O que você precisa saber é quando abrir mão do seu lado sistemático e ser mais relaxado, solto, e não se prender tanto as regras que estabeleceu para si e para os outros.

Digo para os outros porque o sistemático avalia o mundo conforme as regras que ditou para si e espera que todos vejam o mundo da mesma forma que ele. O sistemático é exigente e duro consigo e com os outros.

A tendência então do sistemático é ver o seu mundo ruir se alguém entra na sua rotina ou algo sai dela e, geralmente, ele não está preparado para lidar com isso. O sistemático tende a lidar mais com a razão do que com a emoção e não consegue ver os seus limites.

Cada um tem o seu jeito. O interessante é que muito amigos seus devem vir conversar contigo justamente por você ter sempre opiniões legais e ser mais estável que eles.

- As pessoas sistemáticas são extremamente pontuais e se aborrecem quando saem da pontualidade;

- Tem hábitos de tentar convencer as pessoas sobre as suas idéias;

- Se programam até em horas. Tipo aquela coisa meio robótica;

- Planejam-se até os anos seguintes e esperam imensamente que saia coforme o planejado;

- Tem dia e hora para lavar roupa, passar, arrumar as coisas da semana;

- Ficam perdidas e sem saber o que fazer quando acontece algum imprevisto.

E se eu ficar listando mais coisas, aff . . . vai sair um livro . . .

É . . . se ser sistemático está te cansando é hora de abrir-se um pouco à mudança, mas não se viole demais por conta da opinião dos outros. Mude aos poucos, no seu tempo . . .

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/

4 comentários:

Jornal de Saúde revista-Marcelo Santos disse...

Estou interessado em escrever sobre o assunto e pode render um livro, quem sabe hein? Minha tese principal é a de um sistemático, não generalizar, mas pesquisar muito, é uma pessoa com problemas psicológicos, degeneração cerebral, como pressão alta, que pode causar algum tipo de falta de oxigenação cerebral, insegurança etc... O que acha?

Elizabete Felipe disse...

Nossa Como adorei isso,sou uma pessoa estremamente sistematica,Meu namorado fala muito isso pra mim! queria saber Como posso mudar um pouco esse Meu jeito? MEU email elizabetefelipe10@gmail.com

Sonhar Sempre disse...

Nossa essa sou eu mesma .acho ate que tenho que mudar um pouco.mais gosto desse meu jeito .eu acredito que os outros nao gostam muito .pois e um dificil pra mim conviver com pessoas que mudam de comportamento de acordo com suas necessidades ...

Váguena disse...

SOU UMA PSSOA SISTEMATICA, SÓ NÃO SABIA QUE ISSO AFETAVA AS PESSOAS QUE VIVE MINHA VOLTA, HOJE VINDO DA IGREJA ONDE FAÇO CELULAS COM CRIANÇAS DE 7 A 12 ANOS UMA SENHORA FALOU ASSIM; QUE EU SOU UMA PESSOA QUETA, SITEMATICA MAS BOA DE CORAÇÃO.