terça-feira, 22 de março de 2011

PESSOA SISTEMÁTICA

Uma pessoa sistemática é aquela pessoa certinha em que tudo tem que ser de um "jeito certo" que ela convencionou . . . Tudo arrumadinho e organizado do jeito dela.

Geralmente essa pessoa costuma fazer coisas "robotizadas", como tudo está sempre da mesma forma, faz determinadas tarefas quase de forma automática.

Veja a série Monk que você vai entender melhor, a série é meio exagerada mas é bem por aí...

Ser sistemático é você sempre seguir um mesmo conjunto de regras e costumes e aplicá-los a todas as situações. É como se fosse um programa de computador que tem toda a sua rotina detalhada, descrita e, portanto, previsível.

O programa só muda a sua rotina quando apresenta algum defeito ou um vírus corrompe-o, o que provoca uma desordem. Tentei só exemplificar para dizer uma coisa: ser sistemático não quer dizer necessariamente q vc seja chato e nem pode ser considerado um defeito.

De repente ser sistemático te ajuda a estabelecer uma série de rotinas que são necessárias à sua sobrevivência e te definem como ser humano. O que você precisa saber é quando abrir mão do seu lado sistemático e ser mais relaxado, solto, e não se prender tanto as regras que estabeleceu para si e para os outros.

Digo para os outros porque o sistemático avalia o mundo conforme as regras que ditou para si e espera que todos vejam o mundo da mesma forma que ele. O sistemático é exigente e duro consigo e com os outros.

A tendência então do sistemático é ver o seu mundo ruir se alguém entra na sua rotina ou algo sai dela e, geralmente, ele não está preparado para lidar com isso. O sistemático tende a lidar mais com a razão do que com a emoção e não consegue ver os seus limites.

Cada um tem o seu jeito. O interessante é que muito amigos seus devem vir conversar contigo justamente por você ter sempre opiniões legais e ser mais estável que eles.

- As pessoas sistemáticas são extremamente pontuais e se aborrecem quando saem da pontualidade;

- Tem hábitos de tentar convencer as pessoas sobre as suas idéias;

- Se programam até em horas. Tipo aquela coisa meio robótica;

- Planejam-se até os anos seguintes e esperam imensamente que saia coforme o planejado;

- Tem dia e hora para lavar roupa, passar, arrumar as coisas da semana;

- Ficam perdidas e sem saber o que fazer quando acontece algum imprevisto.

E se eu ficar listando mais coisas, aff . . . vai sair um livro . . .

É . . . se ser sistemático está te cansando é hora de abrir-se um pouco à mudança, mas não se viole demais por conta da opinião dos outros. Mude aos poucos, no seu tempo . . .

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/

27 comentários:

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP disse...

Estou interessado em escrever sobre o assunto e pode render um livro, quem sabe hein? Minha tese principal é a de um sistemático, não generalizar, mas pesquisar muito, é uma pessoa com problemas psicológicos, degeneração cerebral, como pressão alta, que pode causar algum tipo de falta de oxigenação cerebral, insegurança etc... O que acha?

Unknown disse...

Nossa Como adorei isso,sou uma pessoa estremamente sistematica,Meu namorado fala muito isso pra mim! queria saber Como posso mudar um pouco esse Meu jeito? MEU email elizabetefelipe10@gmail.com

Unknown disse...

Nossa essa sou eu mesma .acho ate que tenho que mudar um pouco.mais gosto desse meu jeito .eu acredito que os outros nao gostam muito .pois e um dificil pra mim conviver com pessoas que mudam de comportamento de acordo com suas necessidades ...

Váguena disse...

SOU UMA PSSOA SISTEMATICA, SÓ NÃO SABIA QUE ISSO AFETAVA AS PESSOAS QUE VIVE MINHA VOLTA, HOJE VINDO DA IGREJA ONDE FAÇO CELULAS COM CRIANÇAS DE 7 A 12 ANOS UMA SENHORA FALOU ASSIM; QUE EU SOU UMA PESSOA QUETA, SITEMATICA MAS BOA DE CORAÇÃO.

Unknown disse...

Adorei, é bem eu mesmo... Lógico que tem algumas coisas que no meu caso não são bem assim (exageradas), mas amei esse texto é perfeito, incrivel que lendo ele texto,saia aquele sorrisinho torto de quando algo é pra você... rsrs
Adoreiiii... bjos

Diferente nentanto disse...

O texto mim auto-descreve n vou mudar pelos outros . Estou sempre buscando o melhor pra todos , tento ajudar do jeito .
Muitos em minha volta mim chamam de chato mas é pq eles mim entendem so vdd e msm assim criticado ... mas nem ligo pois oq importa é o meu auto estima sempre elevado.



BELI TEXTO..

Diferente nentanto disse...

Verdade ainda q existem pessoas q nos entende ..
Como é ser compreendido por alguém ... Gosto muito do meu jeito

Diferente nentanto disse...

Verdade viu n sabia oq era ser sistematico ate agora ...
O texto falou de tudo sobre mim kkkk

Unknown disse...

Valdira Macedo,
Sofro muito com isso por ser sistemática. Meu marido, filhos, vive me chamando de chata, eu quero mudar esse meu jeito, sou tudo isso q falou aí, não consigo mudar. Pesso por favor me ajudem. Meu email
Waldiramacedo@hotmail.com
Obrigado por vc me ajudar fico muito agradecida.como posso mudar esse meu jeito de ser?

Unknown disse...

Valdira Macedo,
Sofro muito com isso por ser sistemática. Meu marido, filhos, vive me chamando de chata, eu quero mudar esse meu jeito, sou tudo isso q falou aí, não consigo mudar. Pesso por favor me ajudem. Meu email
Waldiramacedo@hotmail.com
Obrigado por vc me ajudar fico muito agradecida.como posso mudar esse meu jeito de ser?

Unknown disse...

Axo q sou sistemática o q faço buaaaaaa

Unknown disse...

Axo q sou sistemática o q faço buaaaaaa

Unknown disse...

quero ser sistematico

suportemzsistemas@gmail.com disse...

Exixte alguma terapia para mudança desse comportamento, tenho muita dificuldade em me relacionar devido ser muito sistemático

Unknown disse...

A procura de ajuda...

Unknown disse...

A procura de ajuda...

Unknown disse...

Nao sabia ainda q eu era
assim ,só soube agora porque meu namorado me falou q eu era muito sistemática ,vou ter q mudar eu não gosto de ser certinha

Unknown disse...

Nao sabia ainda q eu era
assim ,só soube agora porque meu namorado me falou q eu era muito sistemática ,vou ter q mudar eu não gosto de ser certinha

Unknown disse...

Sou e ja sabia ..

Unknown disse...

Isso é ruim???? Pq eu gosto do meu jeito !!!!não quero mudar!mas me assusta um pouco !sistematico é defeito ou quantidade? ?

Unknown disse...

Meu namorado e des

Unknown disse...

Como faco p conviver bem com alvuem assim,meu marido e dificil muito sistematico wualquer bobeira briga comigo??

Unknown disse...

Se n for do jeito dele ele briga

Unknown disse...

Como sistemático você deveria escrever melhor kkk, da até raiva esses erros de ortografia.

Unknown disse...

Cleuza N.Pereira meu filho falou que sou sistemática,fui pesquisar exatamente assim que sou.Mais não gosto de ser assim estou mudando.

Unknown disse...

Gostei do texto falo tudo sobre mim sou tudo isto Jesus como faso pra mudar um pouco ?

Edna Marinho disse...

Pesquisei esse tema para tentar entender uma pessoa da familia e o texto foi de encontro ao comportamento apresentado por ela. Tá bem dificil o convívio, mas vou propor ajuda. Vou tirar o diploma de psicologia do armario e tentar fazer alguma coisa. Espero obter pelo menos um mínimo de sucesso...