terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SENTINDO-SE SOZINHO - DESCONECTADO

A emoção poderosa de se sentir sozinho é diferente de todas as outras. É baseado em nossa percepção de quão “conectado” somos a outras pessoas. Isso explica por que nos sentimos sozinhos mesmo em uma multidão. Compreender alguns dos motivos pelos quais nos sentimos desconectados de outras pessoas pode nos ajudar a entender por que estamos sofrendo:
◕ Perda de Relacionamentos – A perda de um companheiro deixa um grande vazio na nossa vida. A solidão se intensifica à medida que enfrentamos obstáculos para estabelecer novos relacionamentos.

◕ Doença Crônica – Nossas aflições colocam limites em nossa socialização. Sentimo-nos abandonados durantes nossos momentos de maior necessidade. Eventualmente nós relutantemente aceitamos isolamento à medida que nos distanciamos ainda mais.

◕ Segredos Escondidos – Qualquer segredo se torna pesado à medida que o tempo passa. Culpa, raiva ou medo das consequências nos força a acreditar que temos que encarar o peso do silêncio sozinho.

◕ Falta de Intimidade – Desconforto acontece quando compartilhamos algo pessoal (físico ou emocional), mas o outro indivíduo escolhe se distanciar. Você se sente sozinho por ter sido tão vulnerável.

◕ Problemas de Apoio/Confiança – Quando encaramos um desastre, doença grave ou circunstâncias devastadoras, ficamos arrasados ao perceber que não há ninguém para quem podemos nos voltar.
Os motivos para se sentir desconectado podem ser mais complexos do que os listados acima. Mesmo assim há apenas um motivo verdadeiro para nos sentirmos sozinhos. Somos incapazes de compartilhar nossos pensamentos ou emoções com alguém quando achamos que essa pessoa não pode permanecer fiel em seu amor e apoio.

Sentindo-se Sozinho – Sua Identidade

Há alguns erros que fazemos quando tentando superar o sentimento de solidão. Como uma tentativa de escapar de nossa solidão, assistimos filmes (sozinho) ou trabalhamos longas horas. Algumas pessoas dependem de um animal de estimação, um hobby ou livros de auto ajuda para preencher o vazio. Cada uma dessas formas oferece apenas esperança temporária de um futuro melhor. Eventualmente solidão passa a fazer parte de nossa identidade. Sem perceber, nós nos isolamos mais e mais daquele relacionamento perfeito.

Nunca misture sentir-se sozinho com estar sozinho. Os dois são extremos opostos do espectro emocional. Um suga nossos recursos, o outro multiplica nossos recursos:

Sentir-se Sozinho (Abandono):
 
Deixa-nos vazios e frustrados
Piora nosso estresse interno
Alimenta-se de desespero e dúvida de nós mesmos

Estar Sozinho (Solidão):

Nos traz realização através de inspiração
Providencia liberdade de distrações
Alimenta o corpo, mente e espírito

Sentindo-se Sozinho – Conectado


Assim como você pode se sentir sozinho em uma multidão, você pode experimentar companheirismo mesmo quando estando sozinho. Salmo 23 compartilha a segurança de Davi da presença de Deus durante seus períodos de cansaço, decisões difíceis, assim como no meio de “nossos inimigos”. O amor eterno do Senhor oferece proteção e conforto mesmo quando frente à morte.

Deus não gosta quando nos sentimos sozinhos. No seu julgamento Romano, o Apóstolo Paulo foi abandonado por seus colegas de ministério (2 Timóteo 4:16-17). O filho de Deus, Jesus Cristo, foi abandonado pelos que eram mais próximos a Ele, todos os discípulos (João 16:32). Em toda situação aparentemente sem esperança, Deus providenciou forças e libertação.

Deus quer que a humanidade tenha uma conexão eterna com Deus para que nunca sintamos sozinhos – Deus quer estar conosco. Por esse motivo Ele enviou Seu Filho amado, Jesus Cristo, como um sacrifício para nos reunir a Ele (João 3:16; Romanos 5:8; 1 João 4:10). Á medida que confiamos em sua misericórdia e amor incondicionais, Ele usa outras pessoas que já experimentaram de Seu amor para encher nossas vidas de novo.

"Quem é solidário nunca está sozinho."


Fonte: allaboutlifechallenges .org/portuguese/sentindo-sozinho .htm

Um comentário:

Ale disse...

Ótimo eu gostei, é ótimo salmo 23 sempre leio.