segunda-feira, 28 de junho de 2010

EGO: A CONSCIÊNCIA INVERTIDA

Acho que encontrei a melhor definição de Ego: consciência invertida.

Antes de encarnar, quando se encontra desiludido, o espírito escolhe um gênero de provas e parte para mais uma aventura encarnatória. Para que sua prova aconteça na Terra, ele precisa se ligar ao Ego, a consciência invertida, que utiliza o cérebro como instrumento.

Muitos neurocientistas acreditam que o cérebro (uma massa de carne que na essência não passa de energia cósmica ou escalar, na linguagem científica) pensa. Isso é impossível. Pensar é um atributo do espírito, assim como a emanação de sentimentos. Porém, devido ao Ego, a consciência invertida, e ao cérebro, um redutor de percepções, o espírito torna-se vítima da ilusão material. Passa a acreditar que deve buscar a felicidade em algum lugar exterior, esquecendo-se que já foi criado para ser feliz, cria apegos e aversões às coisas, pessoas e lugares, esquecendo-se de amar universalmente.
Passa a julgar e a condenar quem não pensa como ele ou não faz aquilo que ele considera “certo”. Enfim, sofre desesperadamente com as percepções, sensações e emoções que chegam do mundo exterior até ele.

Libertar-se do Ego não é fácil. Aliás, eu diria que isso é impossível enquanto estivermos encarnados.

Mas é possível desinverter o Ego. Não foi por acaso que Krishna disse para Arjuna que o Ego era um mau patrão, mas um ótimo serviçal.

O importante é desinverter o Ego, fazê-lo trabalhar para o Espírito e não o que acontece com a maioria das pessoas que se deixa seduzir pela consciência invertida.

E como se pode fazer isso?
Simplesmente aceitando que sua missão na Terra é amar.

O espírito apenas ama e é feliz, todo o resto é ilusão. Assim, se você gosta que as pessoas joguem o lixo no lixo e não na rua, ao ver alguém fazendo isso, seu Ego vai fazer você sentir raiva dela, pois esse é o papel do Ego.

Sabendo que a raiva não é um sentimento saudável e que vai te tornar doente, passe a amar aquele que joga lixo na rua. Você pode até
tentar convencê-lo a não fazer mais isso, mas sempre com exemplos positivos, nunca impositivos.

Como salientei, o cérebro não pensa, apenas reduz a percepção do espírito para o iludir. O cérebro funciona de forma semelhante aos transformadores que rebaixam a energia que sai da usina para que em nossas casas chegue apenas 110 ou 220 Volts.

Ao nosso redor há uma infinidade de ondas visuais, olfativas, sonoras e quem sabe de outros tipos que ignoramos por não termos o sentido próprio para captá-las. O Ego vê lixo onde somente existe energia. Vê inimigo onde somente existe mais um irmão espiritual passando também por provas.

Desinverter o Ego é necessário para o nosso aprimoramento espiritual. Não basta desinverter o Ego após o desencarne. Esse processo acontecerá, necessariamente, para que uma nova encarnação seja preparada. Mas para sair do sansara, ou seja, da roda das encarnações, é necessário desinverter o Ego ainda na carne. É isso que chamo de ressurreição.

Recuperar a consciência espiritual ainda ligado a um corpo físico.

Vários espíritos comunicantes afirmam que enxergam tudo que os rodeiam, ou seja, possuem uma visão de 360°. Alguém consegue imaginar como é enxergar o que se passa na frente e atrás, tudo ao mesmo tempo? Pois é, os desencarnados conseguem.

Eu não entendo como alguém pode ter medo de espíritos. É muito melhor ser espírito do que encarnado.

A vida do espírito é muito mais plena, muito mais rica, muito mais interessante. Sem falar na possibilidade de se locomover pelo espaço através do pensamento.

Obviamente que não vou falar para ninguém atentar contra a própria vida, apesar de não acreditar que alguém consiga desencarnar antes da hora prevista, mas procurar viver sua existência na Terra como espírito, amando e sendo feliz.

E quando regressar para o verdadeiro lar, poder dizer para si mesmo: consegui desinverter o Ego; Consegui provar para mim mesmo que sou mais forte que ele.
O espírito venceu a matéria.

Luz e Paz

Adilson Marques

Nenhum comentário: