terça-feira, 16 de dezembro de 2008

SOLIDÃO


O que é solidão?

Segundo alguns filósofos estar só é a condição original de todo ser humano. Que cada um de nós é só no mundo. É como se o nascimento fosse uma espécie de lançamento da pessoa à sua própria sorte. Podemos nos conformar com isso ou não. Mas nos distinguimos uns dos outros pela maneira como lidamos com a solidão e com o sentimento de liberdade ou de abandono que dela decorre, dependendo do modo como interpretamos a origem de nossa existência. A partir daí podemos construir dois estilos de vida diferentes: o autêntico e o da ilusão."

O homem se torna autêntico qdo aceita a solidão como o preço da sua própria liberdade. E se torna ilusão qdo interpreta a solidão como abandono, como uma espécie de desconsideração de Deus ou da vida em relação a ele. Desse modo não assume responsabilidade sobre as suas escolhas. Não aceita correr riscos para atingir seus objetivos, nem se sente responsável por sua existência, passando a buscar amparo e segurança nos outros. Com isso abre mão de sua própria existência, tornando-se um estranho para si mesmo, colocando-se a serviço dos outros e diluindo-se no impessoal. Permanece na vida sendo um coadjuvante em sua própria história.

Sendo autêntico vc assume a responsabilidade por todas as suas escolhas existenciais, aceita correr os riscos que forem necessários para atingir os seus objetivos, e passa a encontrar amparo e segurança em si mesmo. Com isso, apropria-se da existência, torna-se indivíduo autônomo e dono da sua própria vida, dono da própria existência, torna-se senhor de si mesmo.

Angústia

A angústia provocada pela solidão é o sentimento que muitas pessoas experimentam qdo se conscientizam de estarem sós no mundo. É o mal-estar que o ser humano experimenta qdo descobre a possibilidade da morte em sua vida, tanto a morte física qto a morte de cada uma das possibilidades da existência, a morte de cada desejo, de cada vontade, de cada projeto.

Cada vez que vc se frustra, que vc não se supera, que não consegue realizar seus próprios objetivos, vc sente angústia. É como se vc estivesse morrendo um pouco.

Muitas pessoas sentem dificuldade de estarem a sós consigo mesmas. Não conseguem viver intensamente a sua própria vida. Muitas vezes elas acreditam que o brilho e o encantamento da vida se encontram no outro e não nelas mesmas. Sua vida tem um encantamento, um brilho, algo de especial porque é sua, apenas sua. Independentemente do que vc esteja fazendo, sua vida pode ser intensa, prazerosa, simplesmente pelo fato de ser sua e por vc ser único. Cada um de nós pode ser uma pessoa especial para si mesmo.

Solidão: a Condição do Ser

A solidão é a condição do ser humano no mundo. Todo ser humano está só. Esta é a grande questão da existência, mas não significa uma coisa negativa, nem que precise de uma solução definitiva. Ou seja, a solução não é acabar com a solidão, não é deixar de sentir angústia, suprimindo este sentimento. A solução não é encontrar uma pessoa para preencher o vazio existencial, não é encontrar um hobby ou uma atividade.

A solução não é se matar de trabalhar e se concentrar nisso para não se sentir sozinho. Tb não é encontrar uma estratégia para driblar a solidão. A solução é aceitar que se está só no mundo. Simplesmente isso. E sabendo-se só no mundo, viver a própria vida, respeitar a própria vontade, expressar os próprios sentimentos, buscar a realização dos próprios desejos. Qdo se faz isso, a vida se enche de significado, de um brilho especial."

O objetivo não é fingir que a solidão não existe, não é buscar a companhia dos outros, porque mesmo junto com os outros você está e sempre será solitário. O outro é muito importante para compartilhar, trocar. O outro é muito importante para a convivência, mas não para preencher a vida, não para dar sentido e significado à uma outra existência. A presença do outro nos ajuda, compartilhando, mostrando a parte dele, dando aquilo que não temos e recebendo aquilo que temos para dar, efetivando a troca. Mas o outro não é o elemento fundamental para saciar a angústia ou para minimizar a condição de solidão. "Cada um de nós nasceu só, vive só e vai morrer só."

A experiência de cada um de nós é única. O nascimento é uma experiência única, pois ninguém nasce pelo outro. Da mesma forma que a morte é uma experiência única, pois ninguém morre pelo outro. E a vida inteira, cada momento, cada segundo da existência, é uma experiência única pois ninguém vive pelo outro. Jadir Lessa Autor dos livros Solidão e Liberdade e A Construção do Poder Pessoal

Tome decisão na sua vida. A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, causa agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"· Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.

Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença. Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"· Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.

Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos atos incorretos... O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências" Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas.

São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor. Se não quiser adoecer - "Aceite-se" A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas,
é sabedoria, bom senso e terapia. >

Aprenda como superar a solidão

Basta assumir a responsabilidade pela sua própria vida e ter coragem de romper com velhas crenças e valores. Falar sobre a solidão..
É um tema que mexe muito com todos nós. A solidão envolve uma sensação de abandono e amargura, de desprezo, mesmo! Superpoderosa, ela corta a nossa alegria de viver e vai sufocando tudo o que há de bonito dentro da gente. É impressionante como a maioria das pessoas acha que solidão é a falta de gente no nosso convívio, qdo, na verdade, ela é a falta de nós mesmos.

A solidão é um fenômeno interior, não depende de terceiros. Vc pode, inclusive, sentir solidão estando no meio de amigos que lhe querem bem. A solidão, no fundo, representa o qto vc está longe de si. O qto vc não se aceita. O qto vc não está do seu lado. O qto vc se vê negativamente. O qto vc se culpa e se reprime. Esses processos naturais de auto-rejeição levam vc a se sentir sozinha, longe de si.

O 1º passo, portanto, para acabar com a solidão, é assumir a responsabilidade pela sua própria vida. Qdo adota essa atitude, vc conquista o poder de lidar com qualquer situação, pq sai da posição de vítima e faz algo concreto para seu próprio bem. Fazer algo por nós mesmos é fundamental para quem quer melhorar a vida. Mudando suas atitudes, um mundo novo e cheio de possibilidades se abre.

O 2º passo é enfrentar a si mesma. Isso significa bater de frente com todos aqueles valores e crenças ultrapassados que vinham regendo sua vida. Significa abrir mão de pensamentos e atitudes que não têm mais nada a ver com as suas reais vontades. Qdo conseguir fazer valer suas próprias escolhas, vc diminuirá a distância que tem de si mesma. E, qto menor essa distância, menos solidão vc sentirá.

Assim, sua personalidade pode mudar. E o mundo também muda! Se você enfrenta a si mesma e rompe com idéias velhas e comportamentos antigos, as pessoas vão olhá-la diferente e vão respeitá-la, porque vão sentir que você está com uma energia diferente. Com essa nova energia, as situações da sua vida vão se abrir maravilhosamente bem. Por quê? Porque, se você passou a se tratar bem, a vida, em resposta, também vai lhe tratar bem.

Então, vamos lá: abandone já seus valores do passado. Nada de ser uma pessoa bonitinha para o mundo, só para ter a aceitação de todos. Apóie suas próprias verdades e não tenha medo de nada. Ninguém vai aceitá-la se você não se aceitar antes. Ninguém vai amá-la, antes de você se amar. Para aquela idéia do ser ideal, diga "tchau"! E diga para si mesma: "Quero ser o que sou. Quero me sentir bem. Quero assumir 100% do meu modo de ser. Não quero censura. Não quero agradar aos outros, mas a mim mesma. Tiro agora o poder que dei para os outros e o tomo em minhas mãos. O poder sobre o meu mundo é só meu".

Assuma essa nova postura e nada de ficar se martirizando com o que já passou, viu! Você errou, sofreu com as atitudes que adotou no passado, mas tudo ficou lá trás. O que importa é que, a partir de agora, você está do seu próprio lado. Você está disposta a mudar para ser o que é melhor para si mesma. Você reconheceu seus erros, aprendeu as lições e agora tem forças para dizer NÃO quando for preciso. Lembre-se: você não tem mais força para fazer o que os outros dizem que é certo. Não tem mais forças para ser igual ao que a maioria das pessoas espera, ao que a religião espera ou ao que a sociedade espera. Você só tem forças para ser o que é realmente. Esteja sempre consigo mesma, se assuma - e você verá que nada mais vai assustá-la, porque você estará sempre do seu lado. E, assim, o universo também estará do seu lado!

Alguma vez você já se sentiu só? Você já procurou entrar fundo nesse sentimento de solidão para perceber o que acontece?

No vocabulário de língua portuguesa a palavra "solidão" significa: estado de quem se sente ou está só.

A solidão é um estado interno, a princípio um sentimento de que algo ou alguém está faltando. Uma sensação de separatividade e desconexão com algo ainda inconsciente, sendo que numa visão espiritualista é a separação de Deus, Eu Superior, Self, Vida ou o Todo.

Atualmente, existem em algumas cidades muitas pessoas que já moram só e que apresentam um a vida bastante independente. Não podemos dizer que são pessoas solitárias, desde que elas se sintam em paz com essa situação. Entretanto, o que se mostra é que o sentimento de solidão pode estar presente em qualquer lugar ou situação. A pessoa pode sentir solidão durante uma festa com os amigos, no trabalho e até mesmo dentro de casa com a própria família.

Cada ser humano vem sozinho ao mundo, atravessa pela vida como uma pessoa separada e morre finalmente sozinho. As fases de passagem pela vida física e para além dela trazem muitas experiências, onde tudo é passageiro e impermanente. As situações, os encontros e os fatos da vida surgem, permanecem por algum tempo e se vão.

Portanto, procure refletir quando estiver sentido solidão. Com o que você ainda está resistindo no seu momento atual? Existe algo que precisa partir e você ainda não percebeu ou não aceitou essa possibilidade?

A idéia da separação e do estar só é apenas uma ilusão, pois nada se vai totalmente e nada está separado. Ficará sempre a lembrança no qual contém toda a experiência e vivência ocorrida o que é muito rico.

Perceber que você está se sentindo só é muito importante para o seu crescimento. Utilize desse sentimento como uma alavanca para assumir plenamente a sua vida, para agir a partir de si, fortalecer a sua base e seguir em frente, manifestando a sua própria força dentro dos seus objetivos.

Tenha a sua própria companhia, dê atenção, escute, e acolha aquilo que você é e manifesta. Seja o seu melhor amigo. A partir de então, você perceberá que a solidão deixará de existir naturalmente.

InstitutoUnião/ElaineLilliFong


Para reflexão:

"Você não pode estar só, se gostar da pessoa com quem fica quando está sozinho."
/

Nenhum comentário: