terça-feira, 16 de dezembro de 2008

OBSERVE


Observar traz mais resultados, do quê partir logo para a ação.

Agir é sempre importante, em qualquer processo de negócio, porém se você não souber observar o que está acontecendo, a probabilidade que a sua ação tenda ao insucesso é imensa, porque você está quase às cegas, confiando nas informações que recebeu e não necessariamente nas que permitiu-se enxergar.

O ato de observar requer paciência e parcimônia, onde o único lado que você assume é o de fora, sem se envolver, sem se abater ou tomar as dores e principalmente buscando manter-se aberto e atento a todos os movimentos e aos movimentos de todos.

Não faz diferença, se as pessoas que envolvem o contexto estão alinhadas ou equivocadas; se alguém é ousado ou reativo; se quem comanda está com as rédeas nas mãos ou as soltou completamente; se você não observar, não perceberá estas pequenas e sutis diferenças que expõem e compõem os motivos que você precisa compreender para se posicionar.

E você é um observador?

Quanto mais você é assertivo as suas percepções são, significa que você é realmente um observador.

Se você freqüentemente se surpreende com o rumo que as coisas tomam, então você precisa observar mais, pois são muito poucas as surpresas que realmente acontecem hoje em dia.

Não significa que há cartas marcadas ou que há previsibilidade total nas ações das pessoas ou dos negócios. O que ocorre, é que nas relações de negócios, há linhas de ação, objetivos e “atores” com características específicas e normalmente bem fundamentadas. Por isso observar é essencial.

E a melhor estratégia para um bom observador e que o direciona ao sucesso (entender), é saber se colocar em segundo plano e olhar como se estivesse de fora. Acredite: o mundo se revela.

No mundo dos negócios os melhores estrategistas são igualmente os melhores observadores, porque eles enxergam além da visão comum focalizada em necessidades imediatas. Estes focam nas raízes das questões combinadas com as necessidades.

Sem se prender a credos ou a divergências.

Observar faz você perceber que os detalhes dizem muito sobre o que acontece e sobre o que acontecerá. Mesmo que pareça improvável ou até impossível aos olhos de alguns.

Tenha a certeza de que saber enxergar longe é saber enxergar o que está perto.

Enxergue. Observe
Autor Paulo Kriesser-

Nenhum comentário: