segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

SAIBA CONTROLAR A RAIVA


A mágoa e a raiva estão sempre ligadas. Embora a raiva seja o resultado da mágoa, algumas vezes ocorre tão rapidamente que a dor que a causa se perde no calor do momento. Muitas pessoas preferem reagir com raiva do que sentir-se magoadas.

Expressar a mágoa é a melhor maneira de acabar com ela porque transforma a ofensa em questão. A pessoa que o magoou freqüentemente não tem consciência disso. Se você agir em retaliação antes de tornar a dor conhecida, a pessoa talvez entenda a sua demonstração de raiva como insensata, confusa ou inapropriada, especialmente se seus fatos forem errados. Então provavelmente vai encarar sua reação como ofensiva, tornando-o, e não a ela, o vilão.

Se você não expressa nem a dor nem a raiva, fica sujeito a uma mágoa contínua e é forçado a sofrer em segredo. A raiva secreta tem maneiras de se fazer conhecida. É impossível enterrar a raiva sem prejudicar sem prejudicar a si mesmo ou o relacionamento com a pessoa que o causou. Manter a dor reprimida requer uma ação defensiva. Se você negar que a dor e raiva existem, se criar desculpas dizendo que a outra pessoa não teve intenção de ofende-lo, se fingir que não liga acaba desperdiçando a força ao reprimir sentimentos negativos.

Quando você guarda a raiva, sempre torna a vida mais complicada.

Em primeiro lugar, não se consegue conter a raiva completamente. Se tentar fazer isso, vai-se tornar irritadiço e se sentir ansioso quanto a perder o controle. A raiva escondida que escapa o deixa mais despido do que quando você a expressa diretamente. A raiva incontrolada geralmente se expressa explosivamente e é passível de sr provocada por um acontecimento que apenas lembre o ressentimento escondido. Embora o hábito de reprimir sentimentos talvez se tenha estabelecido na infância por medo de enfrentar os seus pais. Uma raiva reprimida pode criar um estado de instabilidade emocional e torna-lo suscetível a perder o controle.

A raiva antiga contida procura libertar-se . Tende a se ater a qualquer raiva que se expresse presentemente. Assim você talvez a leve longe demais, quando finalmente decidir desabafa-la. Como resultado pode concluir erradamente que expressar a raiva é inadequado. Desabar uma raiva contida leva algum tempo. A raiva antiga tem a tendência de se unir à nova para se expressar. A maneira de manter a perspectiva certa é ficar em dia com todas as emoções.

Quando você guarda a raiva, deixa de ser senhor de si mesmo.

Quando seus sentimentos se perdem, a direção também se perde.

Se você se expressar abertamente e a outra pessoa receber seus sentimentos sem se defender contra eles nem faze-lo parecer errado você se sentirá melhor. Pense em quanto você contribui para sua dor. Por exemplo, se foi magoado pelas mesmas pessoas várias vezes, é sua sua culpa deixá-las aproximar se tanto e não se defender. Se acabou de tomar consciência de sua dor, demonstre que tem alguma coisa a tirar do peito e que precisa ser ouvido para encontrar a paz.

Faça da dor a questão.

Se a outra pessoa não se importar com seus sentimentos é porque não se importa com você. Isto talvez seja uma lição amarga, mas você precisa ficar quite com ela; senão será magoado novamente.

Talvez você sinta que a outra pessoa não valha o esforço ou não seja capaz de compreendê-lo. Se assim é, então por que a deixa interferir em sua vida? O respeito por si mesmo começa com a crença de que seus sentimentos são importantes .

Qualquer pessoa que magoa seus sentimentos magoou você e precisa ter conhecimento disso. Se o magoaram uma vez, você raciocina que talvez não conhecessem seus pontos fracos. Mas se os fizerem consciente e elas o magoarem novamente, seus sentimentos não contam para elas, então cabe a você agir.
Muitas pessoas temem descobrir o que signifiquem para os outros, é bem melhor saber a verdade ou você prefere viver num paraíso de tolos.

Nenhum comentário: