terça-feira, 25 de novembro de 2008

O VERDADEIRO EU



Somos três:
- aquilo que somos para os outros,
- aquilo que somos para nós
- e aquilo que realmente somos.

Herculano Pires abre o primeiro capítulo do livro Pedagogia Espirita com essas palavras:
" A educação depende do conhecimento menor ou maior que o educador possua de si mesmo.Porque conhecer-se a si mesmo é o primeiro passo do conhecimento do ser humano".

Depender significa "necessitar de ","contar com".Denota que o autoconhecimento do educador não apenas facilita ou contribui com o processo pedagógico,mas é um fator que nele interfere decisivamente.O Mistério do Ser é o título do primeiro cap. da obra do Professor Herculano.O livro nos convida à auto-investigação como ponto de partida de nossa tajetória ruma À compreensão de nós mesmos.

Os Espíritos ,em sua comunicações,frequentemente se referem a três "eus" que convivem dentro da criatura encarnada.E para definir o que é o ser,é preciso saber exatamente de qual "ser",de qual "eu",se está falando,pois eles facilmente se confundem,graças a falta de contato com a própria realidade interna que temos.Mas tem uma mensagem de André Luiz,Em Verdade_do livro Agenda Cristã que mostra nitidamente os três "eus":

"O Santo não condena o pecador.Ampara-o sem presunção.
O Sábio não satiriza o ignorante.Esclarece-o fraternalmente.
O iluminado não insulta o que anda em trevas.Aclara-lhe a senda.(...)O humilde não foge ao orgulhoso.Coopera silenciosamente,em favor dele(...).O simples não critica o vaidoso.Socorre-0 sem alarde(...)" (André Luiz)
Desculpe-me não transcrever na integra a bela mensagem é um pouco extensa.

É comum as pessoas se imaginarem melhores do que são.Não basta ser bom tem que ser santo alguns afirmam.Outro diz:" sei tudo sobre tudo" e pode até não contar pra ninguém,mas se acha o máximo.O "santo",o "sábio",o "iluminado",etc,correspondem àquilo que pensamos ser,numa analise superficial,e podemos chamar de quem sou eu pra mim.As "caps exteriores" simbolizam a imagem que queremos projetar,quem sou eu para os outros.

Mas quem verdadeiramente sou evidencia-se quando condeno o pecador ou amparo sem presunção,ou ainda quando esclareço fraternalmente um irmão ignorante,e assim por diante.

Os três "Eus"

Quem verdadeiramente sou?
O primeiro "eu" é representado pelo que é" ser aquilo que é",diz Herculano Pires.Consiste na verdade essencial de cada um com sua evolução,suas memórias,sentimentos e impulsos.As palavras que o descrevem não refletem sua essencia,mas apenas transmitem uma idéia dessa verdade.O ser é individualidade inteligente engajada numa jornada de progresso espiritual,preexistente e sobrevivente ao corpo.

Quem sou eu pra mim?

O segundo "eu" representado por aquilo que o ser encarnado pensa que é,o seu autoconceito,correspondendo a imagem que cada um tem de si mesmo.Este conceito formou-se em nós através de experiências e reminiscências do passado somadas às influências da educação,do meio familiar e social.Quando o resultado dessa combinação é positivo,temos confiança e auto-estima em elevado grau.quando não,temos o orgulho e a sua descendente direta,a insegurança.O orgulho é sempre um estado de sofrimento,porque não permite adimitir nossos(inevitáveis)erros e pode nos impedir de enxergá-los,distorcendo a realidade para nos deixar bem perante os outros.O orgulhoso, por negar aquilo que realmente é,não pode se amar.Pensa sempre que devia ser diferente,não gosta de si mesmo.Vive em função de coisas que não existem_obrigação de agradar,intolerância com os erros dos outros e para com os proprios erros_tentando se encaixar em medidas,opiniões e esquemas dos outros,o que o impede de expor seu lado frágil.

Quem sou eu para os outros?

o Terceiro "eu" é representado por aquilo que queremos que pensem que somos.É a imagem que queremos criar de nós para que o mundo veja e acredite, qual depende da imagem que temos de nós.

Nenhum comentário: