terça-feira, 23 de dezembro de 2008

QUALIDADE - QUAL A IDADE ?



Poderíamos começar por dividir a palavra e darmos a ela outro sentido:

QUAL A IDADE?

Nossa idade, verdadeiramente, está diretamente relacionada com o valor que aplicamos em nosso esforço qdo realizamos uma tarefa.
Indiretamente estamos “nos mostrando, nos qualificando” para terceiros pela aplicação da eficácia em nosso desempenho. Na função que estamos realizando.
É muito diferente ser eficiente do que ser eficaz. Eficiente é todo individuo que faz o que precisa ser feito. Porém, eficaz é aquele que faz o que precisa ser feito com qualidade.

Gostamos de justificar que vivemos em um país jovem e que só isso explica a nossa posição de nação em estágio de desenvolvimento. Afirmamos que somos muito jovens culturalmente para exigirmos competência e qualidade ao nosso povo, aos nossos administradores. Alguns justificam desta maneira o nosso atual estágio de desenvolvimento.

Não concordo com isso e explico.

Qual a idade da Nação Norte-Americana?
Segundo a história, são mais novos do que nós.
Como se encontravam Japão e Alemanha no século passado entre 1945 e 1950?
Destruídos pela guerra. Mas, efetivamente, totalmente destruídos. E o que cada um desses países representa hoje no cenário econômico mundial? Vanguarda em tudo.
Mas, então, onde está a diferença?
Simples... na QUALIDADE DO QUE SE FAZ.

Qualidade na pontualidade.
Horário é horário e não simplesmente para determinar o período do dia de um encontro. Respeitar horário significa respeitar a essência de quem nos espera. Em uma visita, na Alemanha, existe horário para chegar e tbm para sair.

Qualidade na educação.
Isso vem do berço. A Educação é fornecida pela família com princípios básicos de respeito à individualidade de cada um.

Qualidade no conhecimento.
É adquirida na escola, na Universidade, com bons professores, bem remunerados e sem preconceitos sociais, políticos ou religiosos. Aqui mora a base da formação do conhecimento do ser humano.
Precisamos ter qualidade na utilização de nosso conhecimento. Mestres viajados, aculturados e que assim possam vivenciar novas culturas e repassar conteúdo aos seus discípulos.

Qualidade na vida.
Significa valorizar a utilização do nosso sim e do nosso não. Usá-los na mesma intensidade que nossa felicidade exige. Respeitar o Livre-Arbítrio de nosso irmão. Não nos permitirmos ser manipulados ou robotizados.

Qualidade Profissional.
Fazer tudo, sempre, maximizando valores e esforços como se fosse a última coisa que iremos realizar. Sou hoje melhor do que ontem e pior do que amanhã. Ser gestor de nossos afazeres sem NUNCA nos permitirmos repassar incompetência e/ou desleixo. Cada setor é um núcleo de qualidade.
Quanto mais relapsa for a nossa vida, tanto mais impúberes seremos em nossa idade. A qualidade não nasce conosco, ela é adquirida pela maneira como tratamos o nosso conhecimento e o valor que damos a ele.
Dentro de uma empresa, repassar ineficiência é tão nocivo qto um chefe não remunerar horas extras.

Façamos a nossa parte.

Saul Brandalise Jr

Nenhum comentário: