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terça-feira, 23 de dezembro de 2008
VOCÊ SABE OUVIR ?
Tão importante quanto saber falar, é saber ouvir. Muitas vezes somos traídos pela tendência de falar sem pensar. Podemos dizer que saber ouvir caminha ao lado de saber falar; sugiro agora uma pequena reflexão: quantas vezes respondemos antes que nosso interlocutor tenha concluído seu pensamento?
Quantas vezes começamos a ficar impaciente enquanto o outro procura fazer-se entender?
Quantas vezes apressamos, monopolizamos paralisamos os que tentam exprimir seus pensamentos, com a nossa expressão facial de desaprovação, invalidação, menosprezo e desqualificação?
Quantas vezes já fizemos com que o outro parasse de falar, por sentir que não adianta tentar completar seu pensamento? .
Baseado nessa reflexão como estão suas relações interpessoais?
Saber ouvir exige que façamos opção consciente em apreender o que se passa com o outro, de forma solidária e sem preconceitos, com o objetivo de buscarmos o entendimento.
O diálogo nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve a disponibilidade para aprender novas idéias, quando antes gostaríamos de ensinar; humildade para reconhecer que não somos perfeitos e que não sabemos tudo a respeito de todos os assuntos e admitir a coerência de fundamentos e idéias que não são nossos.
Ouvir é muito diferente do ato de escutar. Escutar é o uso puro e simples
do sentido da audição e só não escuta quem é surdo. Ouvir vai além do simples ato de escutar, é uma ação mais profunda pois nos envolve por inteiro e é um processo ativo, ao contrário do que muita gente imagina. É também, a mais extraordinária das artes a ser dominada pelo homem. ouvir é renunciar! . Vivemos imersos em cogitações pessoais e é raro conseguirmos passar algum tempo sem pensar em nós mesmos. Talvez por essa razão a
maioria das pessoas ouça tão mal, ou simplesmente não ouça
Sugiro alguns pontos que podem lhe ajudar a ser um melhor ouvinte:
Fale menos, pois você não pode ouvir enquanto estiver falando.
Deixe o outro terminar suas frases sem interrompê-lo.
Ouça sem ficar contra-argumentando internamente, isto dificulta a sua compreensão. Acalme a sua mente! Não discuta mentalmente enquanto ouve!
Controle suas emoções, pois elas podem constituir sérias barreiras à comunicação eficaz.
Coloque-se no lugar do outro para poder compreender o que ele está dizendo.
Pergunte quando não entender, quando sentir que precisa de mais esclarecimentos; e também quando desejar mostrar que está escutando.
Reaja às idéias e não à pessoa.
Discordância não é sinônimo de rejeição.
Evite julgamentos precipitados, espere até que todos os fatos sejam colocados antes de fazer qualquer julgamento. Quando os fatos colocados o abalarem emocionalmente, diga que vai esperar algum tempo antes de responder, aproveite esse tempo para refletir e só depois responder.
Quando compreendemos o outro, muitas vezes passamos a nos compreender melhor.
Olhe nos olhos enquanto conversa e encoraje o outro a continuar falando.
Não converse assistindo à televisão ou lendo um jornal, alem de falta de respeito e de educação, desestimula o diálogo e impele o outro à buscar outras pessoas para falar (até mesmo sobre você).
Saber ouvir leva tempo, prática e paciência. É uma arte que mantêm vivos o respeito, a afeição, a amizade, o sentimento de confiança que o outro deposita em nós. Faz com que nossos clientes, colegas de trabalho, filhos, cônjuges e namorados, sintam-se como pessoas importantes e amigos privilegiados.
Assuma, hoje mesmo, um compromisso de falar menos e ouvir melhor.
Kátia Horpaczky
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